Sidney reúne com pescadores em Nova Olinda do Norte

Leia em 3 minutos

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), esteve no município de Nova Olinda do Norte (distante 134km da capital), para conversar com 200 pescadores e prestar contas do mandato e junto com o superintendente federal da Pesca no Amazonas, Algemiro Lima realizar a entrega simbólica de mais 10 carteiras do pescador.

A Carteira do Pescador, entregue de forma simbólica na tarde deste domingo, no auditório da Colônia de Pescadores de Nova Olinda, é a principal ferramenta que assegura os direitos dos trabalhadores que atuam nesse segmento. O parlamentar, aproveitou para relembrar a vinda do ministro André de Paula ao estado, iniciando o mutirão de emissão de carteiras pelo Amazonas e reafirmar o compromisso do presidente Lula com o Norte do país.

“Eu quero agradecer a oportunidade de estar com vocês, mas quero dizer também que eu sei que aqui ainda tem muita gente sem energia e o governo federal tem um compromisso conosco de zerar essa demanda, seja por rede ou placa solar, para que a gente possa garantir energia onde falta. Mas tem outra pauta do pescador que onde eu chegava me incomodava, que era o pescador que recebe o Seguro Defeso não ter acesso ao Bolsa Família, e por isso uma das primeiras medidas que eu tomei nesse novo Bolsa Família é garantir que o pescador que recebe o bolsa família, no período do defeso ela não receba, para receber o seguro defeso, mas que após esse período o seu direito ao programa esteja assegurado. O presidente Lula já anunciou garantindo o pagamento dos dois”, conta Leite


Além das ações da pesca, Sidney também destacou a sua atuação e o avanço na Comissão dos Mais Médicos que permitiu que a telemedicina integrasse o programa, reduzindo a fila de atendimentos com especialistas e compartilhou com os presentes a luta para que a perícia do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) possa ter mais agilidade no atendimento também como o recurso da telemedicina e de mais um Prevbarco no estado.

Já Algemiro Lima, citou o esforço do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para que os mais de 150 mil pescadores cadastrados no Amazonas sejam valorizados e tenham melhores condições de trabalho.

“Queremos garantir que o benefício que vocês têm direito, chegue na mão de vocês e que uma nova política pública voltada para os pescadores seja criada. O nosso primeiro desafio é pegar mais de mil cadastros que estavam parados e acelerar com um mutirão que já analisou mais de quatro mil registros de pescadores e não vamos parar ai por que é com essa carteira em mãos que vocês tem direito a aposentadoria, acesso a créditos e financiamentos, seguro defeso e mais”.

+++++++

Compartilhe esta notícia