Sidney Leite apresenta valores gastos na manutenção da BR 319 que poderiam ter custeado a conclusão da rodovias

Leia em 3 minutos

O deputado federal Sidney Leite (PSD), levou na tarde desta quarta-feira (07), para a tribuna da Câmara Federal, os desafios logísticos que a região Norte enfrenta e destacou a importância da BR 319 para a melhoria da economia, além da possibilidade de interligar dois oceanos e tirar dois estados brasileiros do isolamento. O parlamentar também apresentou os recursos gastos com a manutenção da rodovia que nunca foi concluída.

Atualmente Manaus é a segunda principal cidade no transporte de contêineres, se provando cada mais relevante para a cabotagem do país e tudo isso sem a infraestrutura adequada para o transporte.

“Somos vistos como o patinho feio enquanto deveríamos ser vistos como solução de entraves e desafios para o país, a Amazônia representa isso. É só ver o que o porto de Santarém representa para o agro brasileiro através da pavimentação de uma BR e o quanto isso melhorou o escoamento de grãos do país, desafogando as imensas filas do porto de Santos e Paranaguá”, disse Sidney.

Hoje ainda falta a conclusão do trecho do meio, que somam mais de 400 quilômetros, mas o asfaltamento da rodovia permite o fim do isolamento e a real integração da Amazônia Ocidental ao restante do país, facilitando o fluxo logístico para os brasileiros que vivem na região Norte e para o Polo Industrial de Manaus.

A falta de manutenção também se apresenta como um agravante para quem transita na BR. Recentemente, duas pontes caíram, uma delas deixando vítimas fatais devido a carência de conservação dos trechos. O deputado solicitou os valores gastos em manutenção nos últimos anos e comprovou que não foi por falta de recursos que a BR 319 ainda não foi concluída.

“Duas pontes caíram por falta de manutenção, só quer de 2008 até 2021, foram contratados e empenhados para manutenção da BR 319, mais de um bilhão e meio de reais, ou seja recursos mais do que suficientes para concluir a BR 319 e ter um modal que pode melhorar a economia, o ambiente de negócio e tirar do isolamento dois estados brasileiros. Não foi por falta de recursos que a BR não foi concluída e sim, por falta de vontade política”, afirma.

Outro ponto relevante na conclusão da rodovia que não pode ser ignorado, é a possibilidade de interligar os oceanos Pacífico e Atlântico por meio da integração das BR’s 174, 319 e TransOceânica, melhorando o escoamento, mas principalmente a importação e a exportação brasileira.

O parlamentar concluiu seu discurso informando que levará a pauta para o Tribunal de Contas da União e demais órgãos de controle, para que o direito de ir e vir de quem mora na região Norte possa ser assegurado.

+++++++

Compartilhe esta notícia