Em entrevista ao programa Alô Fronteira, da Rádio Nacional do Alto Solimões, o secretário de Estado de Infraestrutura (SEINFRA), Carlos Henrique Lima, disse que os trabalhos de pavimentação em concreto em Tabatinga (AM), distante 1.106 km de Manaus, estão a todo vapor e que as obras são frutos do trabalho apenas e tão somente do governo do estado do Amazonas, capitaneada com recursos alocados pelo governador Wilson Lima.
O esclarecimento foi necessário em virtude de, nos últimos dias, denúncias de moradores da cidade de Tabatinga terem informando a vários veículos de comunicação locais e redes sociais, que a prefeitura de Tabatinga estaria proliferando na cidade de que as obras em concreto rígido – em curso na cidade – seriam obras da prefeitura, ou seja, de recursos próprios.
Bastante polido na entrevista, o secretário, Dr. Carlos Henrique, titular da SEINFRA, disse que foi investido pelo governo do estado, pelo governo Wilson Lima, como frisou, 16,8 milhões de reais na construção do sistema viário de Tabatinga para a melhoria da trafegabilidade, melhoria do sistema viário da cidade. “São investimentos consideráveis que mostram a importância do município de Tabatinga dentro do contexto amazonense.”
Segundo o secretário, ainda no mês de agosto do corrente ano, o governador Wilson Lima se comprometeu na elaboração dos projetos, nas execuções das obras, dos ramais Perimetral Norte 1, Perimetral Norte 2 e Geodésica 2, que foram as solicitações da comunidade agrícola sobre a importância desses ramais. “começamos as obras do zero. Reformulamos o projeto, adequamos, viabilizamos recursos que não estavam compromissados e conseguimos fazer mais e melhor”.
Durante a entrevista, o secretário confirmou que a obra do sistema viário de Tabatinga já possui 48% de obras executadas e que em 2020 o projeto será finalizado dentro do prazo estipulado, e com a qualidade devida.
Até o momento, mais de 31 quilômetros, em 30 ruas diferentes, estão recebendo a aplicação de pavimento rígido, ou seja, concreto armado.
Localizada no extremo oeste do Estado, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, Tabatinga tem uma população estimada em 64.488 habitantes e também é conhecida como a capital do Alto Solimões.
Ouça mais informações sobre o assunto na entrevista completa: