A Prefeitura de Tapauá está realizando a entrega gratuita de pescados nesta semana santa para 1.500 famílias do município. O início das doações iniciaram nesta sexta-feira, 2, e movimentou vários funcionários da prefeitura para realizar a entrega, inclusive com a participação do prefeito municipal.
De acordo com a prefeito Gamaliel Andrade (PSC) as secretarias de Administração, Ação Social e Saúde planejaram uma logística capaz de realizar o processo sem a ocorrência de aglomeração, atendendo a todos que tinham direito.
“A descentralização da entrega foi uma das medidas que tomamos para evitar tumulto ou aglomeração e com os devidos cuidados. Mais do que o alimento, esta é uma forma de atenção aos mais necessitados e de incentivo para que toda nossa população se mobilize em busca do objetivo comum de se proteger e proteger o próximo para sairmos desta situação bem”, disse o prefeito.
Tudo está acontecendo dentro da normalidade, inclusive com parte do pescados sendo entregues na zona rural de Tapauá. “Estamos tendo um grande desafio em fazer a entrega na nossa extensa zona rural, mas com empenho estamos conseguindo e estamos satisfeitos com a entrega”, disse.
As famílias comtempladas com o pescado são de baixa renda e de vulnerabilidade social cadastradas no programa Bolsa Família/Cad Único do município do Tapauá , nas zonas urbana e rural, e essas famílias voltarão a ser beneficiadas com a distribuição gratuita de pescado durante o período da Semana Santa o que deverá se repetir nos próximos anos.
“Nossa intenção é permitir às famílias mais pobres o direito de ter o peixe em seu cardápio durante o período da Semana Santa”, destacou o prefeito Gamaliel Andrade. O investimento é totalmente custeado com recursos próprios da Prefeitura. A ação é executada por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social. É atribuição da pasta efetuar a seleção dos beneficiários com base nos indicadores dos programas sociais gerenciados pela administração e procurando favorecer realmente os mais necessitados.
Em meio a pandemia que assola o país e o mundo, notadamente no Amazonas, onde os índices de contaminação são altos, o prefeito afirmou que “não poderíamos negligenciar as famílias de baixa renda e deixá-las sem o alimento principal da Semana Santa que é o pescado”.
A ação solidária por parte do prefeito Gamaliel tem sido vista como ato de solidariedade e de fé cristã pelos tapauenses além de que serve de exemplo a outros gestores municipais.