Após muitos anos de espera, o município de Maués (localizado a 257 quilômetros de Manaus) terá a sua primeira creche. O espeço tem 1.100 metros quadrados de área construída e toda a estrutura necessária para acolher as crianças do município.
“Estamos recuperando, com recursos próprios, a obra que estava inacabada e abandonada, um nítido descaso com o dinheiro público proveniente de recursos federais. Quando a creche estiver pronta, os pais e mães de Maués terão onde deixar seus filhos e irem trabalhar tranquilos, pois as crianças estarão sendo educadas e bem cuidadas no conforto de uma coisa construída especialmente para elas”, afirma o prefeito de Maués, Júnior Leite.
Depois de pronta, a unidade escolar, que será inaugurada no início de setembro, terá creche e Ensino Infantil e acolherá 240 crianças em turmas de 3, 4 e 5 anos.
O prédio terá oito salas de aula, quatro de área administrativa, uma como laboratório de informática e outra para multiuso. Tudo será entregue climatizado e totalmente mobiliado.
Além disso, terá banheiro com chuveiro, sala de repouso, cozinha, playground e pátio coberto. O imóvel contará ainda com reservatório de água, cisterna e subestação de energia elétrica.
A Prefeitura de Maués está construindo outras duas creches com recursos do Governo Federal através Programa Proinfancia. “Tudo isso faz parte dos nossos esforços para fazer Maués avançar com trabalho. A nossa população merece”, garante Júnior Leite.
Por que creches são importantes?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maués tem quase 63 mil habitantes dos quais mais de 7 mil são crianças de 0 a 5 anos. Em todo o Amazonas, são cerca de 40 mil crianças nesta faixa etária e, de acordo com a Fundação Abrinq, o Estado tem 769 creches. A construção de creches e disponibilização de vagas para a educação infantil faz parte metas determinadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, que estabelece que até 2024, 50% das crianças de 0 a 3 anos estejam matriculadas em creches.
Escolas ganham hortas para estimular hábitos saudáveis
Na parte do sistema educacional que já está em atividade no município, escolas da rede municipal agora têm hortas em espaços nas próprias instituições. O objetivo é estimular hábitos saudáveis e ecologicamente corretos nos estudantes em contato com o cultivo de frutas, verduras e produtos regionais. A atividade faz parte do programa Horta Escolar.
No total, 14 escolas na sede do município participarão do projeto da Prefeitura de Maués. A criação e manutenção das hortas contarão com o suporte de técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural, que também irá ceder sementes, mudas, ferramentas e implementos necessários. Os alunos também receberão orientações sobre economia doméstica, meio ambiente e como evitar o desperdício de alimentos.
Na fase inicial do projeto, as hortaliças cultivadas nas hortas serão aquelas mais utilizados no cardápio da merenda escolar, mas de acordo com os interesses e a criatividade dos estudantes, cada unidade irá desenvolver suas próprias culturas.