De iniciativa da gestão municipal de Benjamin Constant, num evento que teve como alvo estampar à população, servidores e aos demais entes federativos, as dificuldades encontradas desde a transição à dramática situação de dívidas, uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Benjamin Constant.
Entre as pautas destacadas as dívidas que acumulam um montante superior a 7 milhões de reais, incluindo décimo terceiro de servidores do município, herdada da gestão anterior.
Com a presença do Prefeito Municipal David Nunes Bemerguy (PR), vereadores, secretários, assessores, servidores e a população benjaminense – que lotou a Casa Legislativa para acompanhar e participar, foi dado o início da audiência, os trabalhos foram comandados pela vice-presidente da Casa, vereadora Suzi Nascimento Nobre (PSC).
O evento teve início com explanações audiovisuais por parte da senhora Suzana Ramires Farias – bacharela em Administração, com vasta experiência no ramo de fundo de previdência, atual Diretora Presidente do BC-PREV, que com muita propriedade pontuou todas as movimentações financeiras do fundo, respondeu quando indagada, deixando claro a todos as receitas e lamentou que o fundo tenha deixado de ganhar (por falta de investimento) um valor superior a 400 mil reais. Disse ainda que a nova diretoria do BC-PREV está a disposição para quaisquer esclarecimentos.
Em seguida, falou o prefeito David, que agradeceu a presença de todos os vereadores, secretários, servidores e a população em geral. O prefeito ressaltou a iniciativa em realizar o evento e falou da dificuldade da transição em receber o município. Material e equipamentos que constavam numa lista entregue pela equipe de transição da gestão anterior, mas que não foram encontrados. Dívidas passivas e empenhadas desde contas de energia, água, telefonia, fornecedores, PASEP, parcelas do BC-PREV e décimo terceiro salário dos servidores, que juntas somam uma quantia superior a 7 milhões, inviabilizando o seu governo que contudo não reduziu a prestação e a qualidade dos serviços públicos.
O prefeito respondeu todas as perguntas do público, questionamentos dos vereadores sobre o Instituto de Previdência BC-PREV, Concurso Público, Suspenção de Títulos Definitivos, Décimo Terceiro Salário, Reajuste Salarial, Saúde e Processo Seletivo. Sempre com muita responsabilidade, convicção e de modo esclarecedor, tanto que todos puderam tirar dúvidas que pairavam sobre os temas. Deixou claro que chamará os concursados conforme as demandas e, pagar o décimo terceiro salário aos servidores é direito.
Quase por unanimidade, os vereadores acharam a iniciativa da administração municipal positiva para a cidade avançar, destacando alguns deles “que é preciso esse tipo de diálogo com o executivo”.
O prefeito David Bemerguy mandará a Câmara Municipal os secretários de cada pasta para levar ao conhecimento da casa Legislativa, detalhes das ações de cada secretaria.
Quem não pode entrar( a reunião), acompanhou através de um telão montado em frente ao prédio do Poder Legislativo. Ao final, o prefeito David Bemerguy agradeceu a câmara de vereadores e todos que compareceram ao evento.