A Suframa recebeu, nesta sexta-feira (20), representantes da Positivo Tecnologia para discutir soluções para as dificuldades enfrentadas pela empresa em relação à chegada de cargas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Durante o encontro, foram abordadas alternativas logísticas, como o uso do Porto de Chancay, no Peru, além de atualizações sobre processos aduaneiros e iniciativas da Suframa.
Estiveram presentes na reunião o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, e, por parte da Positivo Tecnologia, a gerente de comércio exterior e suprimentos, Daniele Seleme; o coordenador de comércio exterior, Luciano Braga; e os responsáveis pelo desembaraço aduaneiro da empresa, Vinícius Mendes e Hemerson Lima.
Durante o encontro, Daniele Seleme ressaltou a importância da reunião para buscar soluções diante das dificuldades logísticas. “Somos uma empresa importante aqui do Polo Industrial de Manaus, estamos enfrentando algumas dificuldades de chegadas de carga e viemos aqui para entender um pouquinho como é que está o processo”. Ela destacou o interesse da empresa na utilização do Porto de Chancay, no Peru, como uma alternativa logística além do Panamá.
Os representantes também aproveitaram a oportunidade para obter informações sobre o catálogo de produtos da Suframa em função da implementação da Declaração Única de Importação (Duimp), prevista para o próximo ano. A Duimp está vinculada ao Portal Único de Comércio Exterior, cuja atualização está em andamento, com a participação ativa da Suframa. O desenvolvimento do Sistema de Exportação (Siex) foi conduzido levando em consideração a integração com o Portal Único. “Ele [Bosco Saraiva] nos deixou um pouco mais tranquilos quanto às atualizações”, complementou Daniele.
Durante a conversa, o superintendente Bosco Saraiva destacou o evento realizado no dia anterior, que tratou do Porto de Chancay, ressaltando os benefícios logísticos que o novo empreendimento trará para a Zona Franca de Manaus e toda a região abrangida pela Suframa. Ele também mencionou o esforço da Autarquia, em conjunto com o governo e empresários, para buscar soluções diante da seca nos rios da Amazônia.
“As alternativas adotadas pelos portos de Manaus, com a instalação de portos flutuantes para realizar o transbordo dos navios para as balsas, antes de Itacoatiara, na enseada do Rio Madeira, amenizaram bastante a situação. Este ano, os nossos organismos de ciência e controle nos informaram antecipadamente sobre o cenário que enfrentaríamos, e o empenho das entidades, empresas e instâncias governamentais foi fundamental para controlar a situação”, explicou.
A Positivo Tecnologia está presente em Manaus desde 2008 e conta atualmente com 1.400 colaboradores atuando em dois turnos. Segundo os representantes, a empresa segue expandindo suas linhas de produção, especialmente após a aquisição da Boreo, que fabrica placas, e com a crescente demanda por produtos como notebooks, tablets e máquinas de pagamento.
+++++++