Parintins define estratégia para casos suspeitos de síndromes respiratórias

Leia em 2 minutos

O município de Parintins definiu estratégia para testagem em pacientes com sintomas respiratórios. Com o aumento dos casos de síndromes gripais, por conta do período sazonal das chuvas, os testes para Covid-19 serão realizados em três laboratórios do município (Vigilância em Saúde, Mateus Penna Ribeiro e Jofre Cohen). Até dia 29 de janeiro, Parintins contabilizou 24 casos de Covid, nenhum com gravidade.

Os pacientes com sintomas respiratórios atendidos nas unidades básicas de saúde da cidade, interior e UBS fluvial farão testes, em caso de necessidade, no Laboratório da Vigilância em Saúde. Os pacientes que buscarem a UPA do Bumbódromo serão testados no laboratório Mateus Penna Ribeiro. Já os pacientes do Jofre Cohen, serão testados na própria unidade hospitalar.

Outra orientação da Vigilância em Saúde é a utilização obrigatória de máscara por profissionais da saúde nos equipamentos de saúde do município. Entre eles as UBS, UBS fluvial, UPA, Vigilância em Saúde, Banco do Sangue, Policlínica Padre Vitório, Centro de Telemedicina, Laboratórios, Central de Resgate, Secretaria de Saúde, hospitais e demais setores.

A orientação também está direcionada a pacientes com sintomas respiratórios ou assintomáticos que forem realizar exames para COVID-19 nos laboratórios públicos. De acordo com Elaine Pires, coordenadora de Vigilância em Saúde, a recomendação leva em consideração a Nota Técnica número 41/ 2023 – CGVDI/DPNI/SVSA/MS.

+++++++

Compartilhe esta notícia