Você pode nunca ter ouvido falar num youtuber, mas seu filho adolescente, com certeza, já assiste a um deles. Você pode não saber que esses jovens que falam em vídeos sobre tudo e também sobre nada — de feminismo a pegadinha com torta na cara — chegam a ter 2,8 milhões de inscritos num canal no YouTube, mas seu filho, acredite, deve ter ajudado a chegar a esta marca.
De 2014 para cá, o Brasil vem experimentando um fenômeno já comum nos EUA: o surgimento de jovens que fazem um sucesso estrondoso com o público adolescente a partir do que criam com uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e uma plataforma como o YouTube. Vivem do excelente desempenho de seus canais e dos frutos que isso rende, longe da faculdade ou da carteira assinada.
JOVENS DE 18 A 30 ANOS
Da mesma forma a música country – sertaneja para os dias atuais – , tem levado milhares de jovens a clubes e baladas em Manaus. Você também pode não ter ouvido falar da dupla João Victor e Rodrigo, mas com certeza seu filho ou filha já.
A dupla, que é de Manaus, vêm fazendo enorme sucesso entre os jovens de 18 a 30 anos, e participar de uma festa onde a dupla se apresenta acaba virando tendência. Esse movimento social, espontâneo ou induzido, que aglutina grupos significativos de pessoas em torno de comportamentos ou características semelhantes, identificáveis numa série de tempo determinada é o que domina a cena cultural jovem de Manaus atualmente.
As músicas da dupla viralizaram na internet e a Coluna Aconteceu compartilha com seus leitores um pouco mais do sucesso, que é local, mas pode alcançar o país inteiro.