Leyla Leong será a escritora homenageada na 39ª Feira do Livro do Sesc-AM

Leia em 3 minutos

 A feira será realizada de 31 de outubro a 3 de novembro

A escritora Leyla Leong foi a escolhida pelo Sesc para ser homenageada na 39.ª edição da tradicional Feira do Livro, com o tema “Essa tal de natureza”. O evento será realizado de 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Leyla é uma autora que se define pelo rigor e elegância do seu trabalho criativo, segundo Tenório Telles, editor e poeta, curador da feira.

A artista firmou sua reputação como escritora com um conjunto de obras infantojuvenis, que têm como temática predominante a preocupação com o meio ambiente e a vida. Concebido como um texto cênico, nos anos de 1980, depois publicado em livro, “Essa tal de natureza” marca sua estreia, em 1992. A obra teve grande repercussão, em razão de seu conteúdo, conquistando leitores e sendo adotada nas escolas como leitura complementar.

A narrativa coloca em discussão dois universos: natureza e cultura – peculiaridades, oposição e a irracionalidade do mundo urbano em relação ao espaço natural. Apesar das incompreensões, a narradora aponta para a possibilidade de um convívio entre os seres citadinos e da floresta por meio da aprendizagem, do reconhecimento e acolhimento do outro, como ocorreu com o soldado que, “Ao entrar na floresta, ficou surpreso com tanta beleza. Encantou-se com uma flor que encontrou no caminho”.

Para Tenório, a delicadeza e a humanidade das histórias de Leyla Leong nos ensinam que, para haver paz, precisamos conhecer o outro, saber de sua natureza, suas peculiaridades e, principalmente, seus sentimentos. Esses fundamentos permeiam igualmente seus outros livros: “Sua majestade o Gavião- Real”, “Cida – a macaca travessa”, “O segredo da velha”, “O circo – a história de um domador”.

Jornalista com vasta contribuição no segmento cultural, Leyla escreveu ensaios biográficos, como “João Barbosa Rodrigues e o Museu Botânico do Amazonas”, “Zuazo” (história da pintora Auxiliadora Zuazo) e “Rua Lauro Cavalcante, 38 – Manaus da minha infância”.

De acordo com Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, essa homenagem é um importante reconhecimento da contribuição de Leyla Leong para literatura infantojuvenil no Amazonas.

“É indiscutível a importância de Leyla Leong no cenário cultural local, bem como a sua produção literária, que merece reconhecimento pela posição que desde sempre assumiu em defesa do meio ambiente e da vida. A autora possui uma voz única e coerência no seu discurso literário. A escolha pelo Sesc é motivo de satisfação para nós, da Editora Valer, que temos Leyla como uma das nossas principais autoras infantojuvenis”, ressaltou Neiza.

Leyla Leong realiza uma obra consistente em termos criativos, que sobressai pela qualidade da escrita, pelo conteúdo humano e pelo seu compromisso com a natureza.

+++++++

Compartilhe esta notícia