A cidade de Itacoatiara localizada a leste de Manaus, distando desta cerca de 277 quilômetros, é considerada o maior pólo agropecuário da Região Norte. Ano após ano a cidade vem ocupando uma relevante posição nacional, sendo considerada uma das mais dinâmicas do Brasil. Segundo o IBGE, sua sua população, em 2015, era de 97 122 habitantes, sendo assim o terceiro maior do estado em população.
A cidade é conhecida como Cidade da Pedra Pintada por possuir na entrada da área urbana uma pedra pintada com um escrito indígena do tupi ou nheengatu itá: pedra; e coatiara: (pintado, gravado, escrito, esculpido) que deu origem ao nome atual da cidade. Itacoatiara possui um importante porto fluvial, responsável por uma grande quantidade de transporte de cargas, sendo o segundo maior porto fluvial escoador do país, pois chegam diariamente cargas vindas de cidades como Belém, Cuiabá, Santarém e Manaus.
A vegetação, típica da região amazônica, é formada por florestas de várzea e de terra firme, tendo, ao seu redor, um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra.
Na política, Itacoatiara deu ao Estado um líder operoso e que sempre circulou entre os mandatários do poder no Estado, já atravessando três gerações como prefeito eleito pelo voto direto. Trata-se de Mamoud Amed Filho, eleito prefeito desde os anos 80 e que até hoje conta com grande respaldo popular.
Em 1986, Mamoud esteve na sede do Palácio Rio Negro dando boa vindas ao Negão(assim era conhecido Amazonino Mendes eleito naquele momento para seu primeiro mandato). Itacoatiara, sob seu comando, deu vitória importante e consagradora à Amazonino.
Já em 1990, Mamoud elege-se Deputado Estadual e, durante sua passagem pela Assembléia Legislativa do Amazonas, encaminhou diversas obras e reformas que perduram até hoje em Itacoatiara.
Vale lembrar aqui a disputa que Mamoud Amed travou com Josué Filho (eleito o mais votado naquela eleição) e com a Betty Suely Lopes, pupila de Gilberto Mestrinho, e que tinha realizado forte trabalho social quando esteve a frente da SETRABES, Secretaria do Bem Estar Social. A disputa em questão era para a presidência da ALE-AM.
Mamoud Amed mesmo tendo sido o deputado estadual mais votado do interior do Amazonas foi preterido da disputa. Acabou vencendo o pleito para dirigir a Assembléia do Amazonas, Josué Filho.
Mamoud Amed, 64 anos, e sua Itacoatiara, continuam no centro e contexto político das discussões maiores do Estado do Amazonas. Mamoud, com sua experiência, segue firme no comando da prefeitura de Itacoatiara – e com fôlego de gato – pois se prepara para disputar o pleito municipal em outubro próximo sempre contando com os milhares de amigos e moradores que construiu ao longo de décadas em sua cidade natal. Já virou um mito na política local, é o que se ouve por toda Itacoatiara.
Marcelo Guerra / Jornalista MTB 492/AM – MBA Administração Pública
E mail: [email protected]