Exposição fotográfica sobre a história e cultura indígena em Nhamundá é destaque em Seminário na Ufam

Leia em 2 minutos

A exposição fotográfica “Hixkaryana: história e cultura indígena em Nhamundá” está como destaque no I Seminário “Amazônia em Questão e a Questão da Amazônia”, que tem como tema “Povos e Comunidades Tradicionais da Amazônia: Diversidades, Lutas Sociais e Resistência”, apresentada no hall do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (ICSEZ-Ufam Parintins).

O projeto, idealizado pela Prefeitura de Nhamundá, através da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtuc), conta com mais de 100 fotografias que retratam a vida e cultura indígena dos povos Hixkaryanas, da Terra Indígena (TI) Nhamundá-Mapuera, Alto Nhamundá e são assinadas pelos fotografos Michel Amazonas e Nick Joander, sob curadoria do professor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Diego Omar.

As fotografias são uma forma de valorizar as origens ancestrais e os saberes do povo Hixkaryana, trazendo nas imagens o povo, os ritos, costumes e artefatos produzidos pelos originários.

O Seminário

O Seminário é organizado pelos cursos de Comunicação Social/Jornalismo e Serviço Social do ICSEZ. A programação do evento teve início nesta quinta-feira (09/02) e segue até esta sexta-feira (10/02), envolve conferências, palestras, grupo de trabalho (GT), com apresentações de trabalhos científicos, minicursos, mesa redonda e programação cultural.

O principal objetivo é promover o debate de que os povos e comunidades tradicionais possuem importância no processo histórico de ocupação e formação da Amazônia e na conservação do meio ambiente.

+++++++

Compartilhe esta notícia