A 49ª Feira Agropecuária do Acre (Expoacre) foi aberta nesse sábado (31/8) e a Suframa é uma das instituições do Governo Federal a ter um importante espaço no evento, que ocorre no Parque de Exposições Wildy Viana, na Rodovia AC-040, em Rio Branco.
A programação segue até o dia 8 deste mês e, por meio da Coordenação Regional no estado, a Autarquia utiliza um estande para fomentar o fortalecimento institucional, atrair investimentos, prospectar novos negócios e fazer uma ampla divulgação do trabalho que realiza em benefício de toda a Amazônia Ocidental, com abrangência também no Estado do Amapá.
Durante a cerimônia de abertura oficial dos estandes e sob o lema “O Governo Federal Mais Próximo de Você”, o titular da CORERBR, Jéfferson Barroso – um dos representantes das instituições a utilizar a palavra – destacou a relevância da feira e a participação ativa da Suframa na programação e nas iniciativas locais que envolvem desenvolvimento regional, tanto pela potencialidade da Zona Franca de Manaus (ZFM) quanto pelo papel ativo das áreas de livre comércio no Acre (Brasileia/Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul).
“Os órgãos do governo federal em conjunto com as representações no Acre atenderam ao convite da SPU (Superintendência do Patrimônio da União no Acre – SPU/AC) para a integração de um espaço em conjunto, no qual ambos possam apresentar as oportunidades e serviços no mesmo ambiente.
A participação é parte da iniciativa da unificação atuação do Governo Federal no estado, e importante marco para a demonstração da capacidade das instituições.
A Suframa tem a clareza de sua área de abrangência e tem a chance de demonstrar seus serviços relacionados aos incentivos fiscais, o catálogo desses serviços disponíveis em nossas áreas, além de direcionar para os departamentos superiores, o acesso a programas que envolvem o desenvolvimento regional”, explicou o coordenador.
A Expoacre 2024 é organizada pelo Governo do Acre em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AC), com a participação de empreendedores, produtores rurais, empresários, visitantes vizinhos e até de outras regiões do País. A meta dos organizadores é aumentar em até 20% o total de negócios, que em 2023 alcançou R$ 325 milhões.
Bionegócios
No mesmo tempo em que promove os negócios voltados para a agropecuária, a Expoacre também tem sido impulsionada para a criação de projetos destinados à bioeconomia (bionegócios). Desde fevereiro deste ano, quando realizou a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Acre, além de detalhar os incentivos fiscais disponíveis na região, a Suframa tem intensificado o trabalho de divulgar os benefícios da Lei de Informática da Amazônia e aprimorar a política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) em solo acreano.
“Eventos como a Expoacre e a Jornada de Integração Regional são altamente estratégicos para que a população do Acre e de outras localidades se aprofundem sobre as oportunidades de desenvolvimento econômico e social na região. Eles são primordiais porque também funcionam como rede de contatos, na qual os integrantes podem não só conhecer mais sobre a Suframa e a Zona Franca de Manaus, como também atuar como disseminadores e executores das informações recebidas”, salientou o superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva.
+++++++