Depois do Norte, os deputados federais que compõem o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária levaram o debate para o Nordeste. O encontro aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), durante o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste).
Energias renováveis e suas tributações mediante a reforma foi um dos temas mais discutidos, já que um dos principais desafios apontados é o descompasso existente entre a capacidade de geração que é muito grande, e a de transmissão, ainda crescente, e que terá nos leilões a principal oportunidade de solução.
Sidney Leite destacou a importância de ouvir todas as regiões do país, uma vez que o Brasil é plural e economicamente, cada região desenvolve diferentes potencialidades.
“Somente ouvindo e conhecendo a realidade e as diferenças do nosso país é que podemos construir um texto verdadeiramente eficiente para a maioria. Saio do fórum muito satisfeito e com a certeza que de que essa Reforma tornará o nosso país mais competitivo, forte e desenvolvido regionalmente”, conta o parlamentar.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira que garantiu que até junho o texto deve ser votado. Para João Azevedo, governador da Paraiba, a visita foi positiva.
“Eu não tenho dúvida nenhuma de que o saldo de hoje foi extremamente positivo. Tivemos aqui a presença do presidente da Câmara Arthur Lira, que, nesta reunião, definiu que até a primeira quinzena de junho estará sendo votado o Arcabouço Fiscal, para que o País tenha regras na utilização de recursos públicos, e que ainda neste primeiro semestre estará colocando em discussão a Reforma Tributária”, afirmou João Azevêdo.
O GT embarca nesse fim de semana para a França, onde reunirão na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro acontece de 2 a 5 de maio e a visita técnica tem como objetivo entender como os países que integram a organização tratam a cobrança de impostos dos contribuintes, em suas localidades.
+++++++