O deputado Sidney Leite (Psd) protocolou nesta quarta-feira (27), um Requerimento de Indicação ao Ministro de Estado da Economia, Paulo Guedes, que sugere a concessão de desconto de 100% (cem por cento) na tarifa de energia elétrica dos consumidores beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica.
O documento destaca a importância das medidas de isolamento no período de pandemia do coronavírus. “Infelizmente, nosso País sofre com o crescente número de pessoas infectadas e o decorrente impacto social e econômico sobre todos os entes da federação. O avanço da doença, agravado pela descoberta de nova variante do vírus em Manaus, e sua disseminação para outras partes do País, impõe a decretação de novos lockdowns em diversos municípios, com impacto direto na vida das pessoas e na atividade econômica em geral”, diz o requerimento.
Para o parlamentar, esses impactos são maiores em população de baixa renda. “Temos no Brasil, uma desigualdade social e econômica discrepante, onde são acentuadas em algumas partes do país, como é o caso do nordeste e do norte. No Amazonas, temos uma população de 47% que está abaixo da linha da pobreza, segundo dados IBGE, e a subsistência dessas famílias no período de pandemia, fica comprometida”, destacou Sidney.
“Diante disso, a concessão de cem por cento na tarifa social de energia elétrica tem o intuito de amenizar esses impactos, abrindo a possibilidade das famílias de baixa renda, encontrarem meios e possibilidades de comprar, por exemplo, alimento para seu sustento. Conto com a sensibilidade do governo federal para entender a importância dessa concessão à milhares de famílias no país, em especial, do Amazonas, que sofre com a crise acentuada da pandemia”, afirmou o parlamentar.