Campanha de prevenção à hipertensão em Parintins ressalta sequelas da Covid-19

Leia em 1 minutos

Município fará busca ativa de pacientes acometidos pela Covid para monitoramento

A Campanha de Prevenção e Controle da Hipertensão em Parintins, iniciada desde o dia 26, último, ressalta que a hipertensão foi uma das sequelas recorrentes da Covid-19. Em razão da problemática, a Prefeitura de Parintins solicita que as pessoas acometidas pela Covid realizem o monitoramento da pressão arterial.

Segundo a enfermeira Darlene Valério, gerente do programa de Hipertensão e Diabetes, haverá busca ativa daquelas pessoas que foram infectadas pela Covid-19 para este monitoramento. “Dessa forma queremos precocemente identificar se esta pessoa ficou hipertensa”, pontua acrescentando que todas as unidades básicas de saúde estão com a campanha em andamento.

Ela pediu atenção também dos hipertensos já cadastrados para que possam procurar as UBS para avaliação do tratamento e da necessidade de mudança de medicação.

A Coordenadora da Saúde Básica, Leidiane Valente, lembra que a falta de controle da pressão arterial pode causar a morte. “Por isso estamos fazendo um chamamento para que todas as pessoas maiores de 18 anos possam realizar o monitoramento da sua pressão”, conclui.

Compartilhe esta notícia