O município de Alvarães (AM), distante 531 quilômetros da capital, deu início no último dia 27/01 a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade. Dessa forma, todas as crianças dessa faixa etária com ou sem comorbidades já podem se vacinar na cidade.
Alguns pontos de vacinação no município já estão disponíveis para o público infantil. Já os adultos podem se vacinar em qualquer unidade básica de saúde da cidade.
De acordo com Francisco Sidney, coordenador de imunizações do município, relatou que a secretaria de saúde possui doses pediátricas da Pfizer suficientes para atender essa faixa etária. O uso do imunizante foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Santiago Garcia Cordovil de 10 anos, foi a primeira criança Alvaraense a receber o imunizante da Pfizer/Biontech. Santiago tem Síndrome de Down, e acompanhada de sua mãe recebeu a primeira dose da esperança.
Estiveram presentes durante a solenidade de início da vacinação das crianças, o secretário de saúde dr. Marcos e a coordenadora da Atenção Básica Flávia Lavor ocasião em que nos informou que a vacinação continuará durante toda a semana e também na comunidade de Nogueira.
Síndrome gripal
A Prefeitura de Alvarães reforça que a aplicação da vacinação em crianças que estão positivadas com Covid-19 segue a mesma recomendação do público adulto, conforme a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e o Ministério da Saúde (MS).
Crianças com Covid-19 só devem receber o imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.
++++++