Trazida de Portugal, no século XVII, a tradicional Festa do Divino se mantém viva ainda hoje em várias cidades brasileiras. No município de Alvarães (AM), a 530 km distante de Manaus, não é diferente. São dez dias inteiros de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas, e shows musicais
Com uma cidade totalmente mudada e transformada em um verdadeiro canteiro de obras, o munícipio de Alvarães, governada por Lucenildo Macêdo (PSC), a cidade irá receber visitantes e turistas nos dias 3,4 e 5 de junho em comemoração a tradicional festa popular.
A festa atrai milhares de pessoas de várias partes da região. O festejo conta com uma programação festiva e de devoção religiosa, divididos em um novenário preparatório e o último dia é reservado a homenagens ao “Menino Imperador”, símbolo da festa, que chega de barco no cais da cidade e desfila pelas ruas da cidade acompanhada por uma multidão de devotos.
Realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Pelas suas enormes proporções, envolvendo praticamente toda a comunidade, a festa começa a ser organizada um ano antes de sua realização: escolhido pela Paróquia, um “festeiro” administra dezenas de voluntários – às vezes mais de um para cada atividade, seja religiosa ou profana.
O festejo em Alvarães é tradicional e conhecido em todo Estado. Graças às peculiaridades próprias da região. O momento auge da festa é a celebração de uma missa campal, seguida de uma explosão de fogos de artifícios, que duram quase 30 minutos.
Simultaneamente, o lago de Alvarães fica repleto de “barquinhas”, que na verdade são pedaços de madeiras flutuantes, com pequenos estilhaços de velas em chamas, rodeados com papel colorido. Essa mistura gera um efeito visual inexplicável. Surge uma cidade submersa sobre as águas do lago.
Nessa mesma noite, acontecem os shows culturais com artistas regionais e nacionais. Este ano, além de milhares de fiéis a festa terá como atração os cantores Thierry e Romeu, Padre Osmar Coppi, conhecidos nacionalmente pelos seus sucessos musicais, além de outros artistas da música gospel, banda de forró, pagode, arrocha e outros ritmos.
VEJA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL ABAIXO