Sepror inaugura Feira de Agro Negócios

Leia em 6 minutos
20170901_054509.png

O secretário de produção rural, Dedei Lobo acompanhado do governador David Almeida e os empresários Nilton Júnior e Gisélle Lins de Queiroz, inauguraram ontem, 31, a “I Feira de Agronegócios” e o “I Workshop de Agronegócio”, com o objetivo de promover e desenvolver o setor de agronegócio, buscando o aumento da produtividade, mediante a utilização de tecnologias sustentáveis.
Paralelamente ao evento, a Instituição garantiu espaço para mais uma edição da feira gastronômica Chef Urbano e eventos esportivos.

De a acordo com o presidente da mantenedora da UniNiltonLins, Nilton Lins Júnior, a feira de agronegócio visa “proporcionar um ambiente favorável ao intercâmbio de novas tecnologias produtivas e à concretização de negócios, estimulando a organização de produtores na implementação de projetos sustentáveis, com a integração de órgãos fomentadores do desenvolvimento”, destacou Nilton Júnior.

Entre as atividades da feira estão a mostra e comercialização de equipamentos, implementos agrícolas, produtos  de origem animal, hortifruti, serviços agropecuários, etc, cursos, palestras e reuniões setoriais de entidades e instituições ligadas ao setor produtivo, divulgação dos programas e ações governamentais, leilão virtual de animais e prenheses e julgamento de animais, competições, torneios e provas equestres. “O Amazonas carece de espaços como esse. Pretendiamos fazer algo assim, mas não tivemos tempo. A Família Nilton Lins está de parabéns pela iniciativa”, disse o Governador.

Sobre a necessidade de exposição do que é feito no setor primário do Amazonas o Governador David Almeida lamentou a interrupção da Expoagro, um evento de grande importância para o setor primário.

“Estamos, no pouco tempo que temos, tentando valorizar o homem do campo, o produtor. Investimos pesado na estruturação dos ramais na área metropolitana e em algumas cidades mais distantes, mais de 15 ramais que vão permitir que os produtos cheguem aos consumidores e não mais se estraguem, como no Rio Preto da Eva, onde os produtores produziam 10t de banana e vivam 8t se estragarem. Hoje eles vendem tudo. Isso é eficiência de investimento é compromisso com o povo”, enfatizou.

O Secretário Dedei Lobo, que acompanhou toda a preparação da Feira, lembrou das dificuldades que os produtores tem sem as feiras . “É fundamental para o Amazonas que investimentos em Exposições e Feiras como essa ganhem prioridade dos governantes. É assim que vamos ajudar o produtor é o Amazonas. O benefício no fim é sempre da população. Potencial pra crescer o Amazonas tem, falta apenas investimento público e privado no setor primário”, garantiu Dedei.

Também são parceiros do evento, além da SEPROR, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), Agência de Defesa Animal e Florestal (ADAF), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Agencia de Fomento (AFEAM).

As atividades acontecem dentro do campus da Nilton Lins que fica localizado na Avenida Professor Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras das 8h as 23h, até domingo 3 de setembro.

CHEF URBANO

O maior festival gastronômico da região norte, também é parceiro da feira de agronegócio. Desta vez, o “Chef Urbano” será realizado durante o evento e  contará com um grande espaço, onde deve reunir em torno de 40 restaurantes, foods trucks e food bikes de Manaus.

TORNEIOS

Além do Chef Urbano, a feira de agronegócio terá os torneios de Team Penning e 3 tambores. O Team Penning é um esporte equestre, criado nos EUA, que procurou trazer para as pistas a mesma situação vivida pelos peões nas fazendas, ou seja, apartar um lote de bois e confiná-los no curral, para que fossem tratados. Com categorias: abertas, feminino e infantil.

Três tambores é tradicional em muitas festas de peão, eventos sertanejos e feiras agropecuárias, essa é uma atividade de velocidade que tem a finalidade de contornar três tambores em um percurso triangular no menor tempo possível. O torneio de 3 Tambores terá categorias: abertas, femenina e infatil e será realizado no dia 2 de setembro as 18:00 horas.

Para se inscrever nos torneios é necessário comparecer ao stand que será montado no Campus Parque das Laranjeiras, até a sexta-feira (01) de setembro. Serão mais de 10 mil reais em prêmio, os valores das inscrições variam entre R$ 150 e 250 reais.

Durante os quatro dias de exposição a feira deve receber um público entre 30 e 40 mil pessoas onde irão visitar e realizar negócios na I Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins.

Temos confirmado 160 expositores, mostra de peixes, exposição e leilão de animais e competições a cavalo. A feira acontece até o próximo domingo.

Compartilhe esta notícia