Nesta quinta-feira (19/10), o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) esteve reunido com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e com o secretário de Economia Verde, Rodrigo Rollemberg. O encontro teve como objetivo discutir questões fundamentais para o futuro da bioeconomia no Amazonas, como fortalecimento do Centro de Bioeconomia da Amazonia (CBA), a criação de uma superintendência de biodiversidade e a necessidade de um novo concurso para o órgão responsável pela Zona Franca.
Um dos tópicos prioritários da reunião foi a necessidade urgente de desenvolver um planejamento estratégico para o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). O deputado enfatizou que o CBA tem o potencial de desempenhar um papel importante na estruturação da cadeia produtiva de insumos originários da região, proporcionando oportunidades significativas de desenvolvimento econômico sustentável.
Outro ponto discutido foi a capacitação da equipe responsável pelo CBA. ” É fundamental aprimorar a capacidade da equipe para buscar recursos e estabelecer parcerias eficazes, de modo a concretizar o papel estratégico que o centro tem na promoção de pesquisa, ciência e tecnologia em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia”, disse.
A reunião também proporcionou ao vice-presidente Alckmin a oportunidade de detalhar como os recursos de R$ 647 milhões, liberados pelo governo federal para o Amazonas, serão aplicados em ações emergenciais em resposta à seca. Essa ação vem em um momento crítico em que o Amazonas enfrenta desafios relacionados à estiagem, que afeta não apenas os rios, mas também a população e a economia.
A comunidade Coliseu, um assentamento já estruturado com mais de 20 mil famílias em uma área da Suframa integrou a pauta, e Leite sugeriu que fosse entregue para a prefeitura de Manaus, para que o município pudesse desenvolver as políticas públicas necessárias.
Concurso Suframa
Durante a reunião, Sidney Leite também tratou de outros temas, como a questão do concurso para a Superintendência da Zona Franca (Suframa), ressaltando a necessidade de pelo menos 600 novos servidores.
Além de sugerir a criação de uma Superintendência Adjunta de Biodiversidade para o desenvolvimento de soluções e alternativas que fortaleçam o CBA e o posicionem de acordo com as tendências da economia verde e as oportunidades que ela pode proporcionar.
+++++++