Ifam inaugura laboratório de Bioinovação e usina Fotovoltaica no campus Leste

Leia em 3 minutos

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam), inaugurou na manhã desta sexta-feira (25/08) o laboratório de Bionovação e uma Usina Fotovoltaica, na sua unidade Leste, localizada na Alameda Cosme Ferreira, na Zona Leste de Manaus. A atividade contou com a presença do deputado federal Sidney Leite (PSD) que destacou os avanços do ensino por meio do Instituto, principalmente no setor primário.

Conhecida como antiga Escola Agrotécnica, o campus possui o único curso de Medicina Veterinária em instituição pública do Amazonas e o deputado federal Sidney Leite ressaltou a importancia do instituto para o setor primário, que garantem a formação e o desenvolvimento agrário.

“Como secretário de produção rural por duas vezes eu pude ver de perto o quanto o Ifam é essencial para a formação do setor primário. Aqui nessa sede em específico, nós temos ainda os cursos de informática que são tão importantes principalmente nesse novo momento tecnológico que o mundo vive e a inauguração dessa usina é a prova de que existe inovação e pesquisa sim no ensino público, o que faltam são recursos para que seja feito mais”, afirma.

O parlamentar se comprometeu em seu discurso a reforçar junto ao Ministério da Educação às necessidades e os desafios da instituição que tem fundamental importância para a interiorização do acesso ao ensino superior principalmente nos municípios mais distantes do Amazonas.

De acordo com o diretor-geral da unidade, David Lima, a inauguração mostra o comprometimento da gestão com o meio ambiente e a sustentabilidade.

“A usina teve investimento de mais de R$ 2 milhões de reais, e destaca o compromisso do IFAM com a sustentabilidade e energia limpa e renovável. Manaus é a capital da Amazônia então nós precisamos abraçar as tecnologias que nos permitem proteger esse meio ambiente. Esse foi mais um passo que o nosso campus deu, mas outras ferramentas serão implementadas”, conta Lima.

A Usina Fotovoltaica recebeu o nome de Elival Martins dos Reis Junior, e é a maior entre os camps do instituto. O nome é uma homenagem ao professor também conhecido como “Juninho”, egresso da instituição.

+++++++

Compartilhe esta notícia